Minhas leituras recomendadas para Scrum

Muitas pessoas me perguntam sobre indicações de leituras para aprofundar seu conhecimento em Agilidade e Scrum. O que eu acho especialmente interessante é que há basicamente três perfis distintos de profissionais:

  • Já pratica Scrum e busca orientação para resolver problemas pontuais ou melhorar práticas na empresa.
  • Já pratica Scrum e tem dificuldade de lidar com conflitos e/ou líderes que não dão suporte e autonomia ao time.
  • Deseja estudar Scrum para realizar as certificações da Scrum.org e buscar uma segunda carreira ou um novo emprego.

Fico feliz em saber que apesar do momento difícil que passamos com a pandemia, muitas pessoas estão buscando alternativas para canalizar sua energia em algo produtivo. Além disso, eu realmente gosto de compartilhar minhas experiências e ajudar da melhor forma a disseminar conhecimento qualificado, com boas leituras de autores sérios e bem fundamentados.

"A vida é muito curta para descobrirmos tudo sozinhos". Escrevi esta frase alguns dias atrás para um amigo, e modéstia parte, achei muito boa. A idéia é que muitos livros trazem anos (ou décadas) de experiência dos autores. Quando temos a oportunidade (e a disciplina) de ler e realmente compreender estas obras, absorvemos estas experiências em poucos dias, o que demoraria anos para aprendermos na prática. Livros são atalhos.

Vou, portanto, apresentar aqui uma lista de livros que eu li e que me ajudaram muito tanto na resolução de problemas pontuais quanto no aprofundamento do meu conhecimento nestes temas. Além disso, vou apontar para cada um deles quais certificações da Scrum.org eles suportam.

Disclaimer: sem pânico. Evidente que você não precisa ler todos. Leia o último parágrafo com carinho.

  1. Scrum — A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. Jeff Sutherland e JJ Sutherland.

Este foi o primeiro livro que eu li sobre Scrum. Considero como fundamental para que você compreenda o "porque" do Scrum. Os autores colocam diversos cases interessantes de Scrum, em especial do FBI. Também há um case de uso do Scrum em uma escola, que é muito interessante. Considero este como o primeiro passo, leitura obrigatória. (PSM-1, PSPO-1)

2. Scrum — Guia prático. JJ Sutherland.

Este foi o segundo livro que eu li sobre Scrum, e considero muito bom pois apresenta cases e situações reais. Considero uma ótima leitura.

3. Scrum — A smart travel companion — A pocket guide. Gunther Verheyen.

Este livro foi fundamental. O autor é um experiente PST (Professional Scrum Trainer) e apresenta os conceitos do Scrum explicados em detalhes, lindamente, em cerca de 100 páginas. (PSM-1 e todas as demais certificações)

4. Treinamento de equipes ágeis. Lyssa Adkins.

Este livro é fenomenal. Fenomenal. Eu o li 2 vezes, no Kindle e na tradução para português. Formação de times, conflitos, coaching, facilitação, treinamento e muito mais. Leitura mais que obrigatória para Scrum Masters e Agile Coaches. (PSM-2, PSM-3).

5. Scrum Mastery. Geoff Watts

Livro excelente sobre teoria do Scrum e muito focado no papel do Scrum Master. Considero uma leitura fundamental para PSM. (PSM-1, PSM-2, PSM-3)

6. Scrum Essencial. Kenneth S. Rubin

Outro livro excelente sobre teoria do Scrum. Se você quiser escolher apenas um livro genérico para ler, este é um bom candidato. Atende a teoria para todos os papéis do Scrum.

7. Desenvolvimento de software com Scrum. Mike Cohn

Excelente livro sobre teoria do Scrum e me ajudou muito a compreender o processo de transição de cultura waterfall para ágil/scrum. (PSM, PSD)

8. Lean UX. Jeff Gothelf & Josh Seiden

Livro especial fundamental para o pessoal de UI/UX, mas eu diria que é importante para PO's. (PSPO-1, PSPO-2, PSPO-3, PSU, PAL)

9. Sense & Respond. Jeff Gothelf & Josh Seiden

Livro excelente para Product Owners, UI/UX, e profissionais que trabalham com métricas, validação de conceitos, user experience, MVP, etc. Possui muitos casos práticos.(PSPO-1, PSPO-2, PSPO-3, PSU, PAL)

10. Actionable Agile Metrics for Predictability. Daniel Vacanti

Este é o livro das métricas, fundamental para o Scrum com Kanban. Explica lindamente conceitos de leading e lagging indicators, como ler CFD's, e todos os demais gráficos comuns quando se agrega Scrum e Kanban. Quando eu estava me preparando para a certificação PSK, este era meu livro de cabeceira. (PSK).

11. Kanban — Mudança evolucionária de sucesso para seu negócio de tecnologia. David J. Anderson

Este é "O LIVRO" de Kanban. Simples assim. (PSK)

12. Agile Project Management with Kanban. Eric Brechner

Este livro foi escrito por um engenheiro da Microsoft que implementou o Kanban nos projetos ligados ao XBox. Comprei este no Kindle depois de assistir um vídeo dele no YouTube explicando Kanban com um Kanban, que é muito legal. (PSK)

13. Professional Scrum Development with Microsoft Visual Studio 2012. Richard Randhausen

Este é para a linha de formação de desenvolvedores. Apresenta teoria do Scrum e práticas. (PSD)

14. Clean Code. Robert Martin

Este é para a linha de formação de desenvolvedores. Mais ligado a práticas de desenvolvimento do que ao Scrum, mas muitas delas são cobradas na prova de desenvolvedores. (PSD)

15. Clean Architecture. Robert Martin

Este é para a linha de formação de desenvolvedores. Mais ligado a práticas de desenvolvimento do que ao Scrum, mas muitas delas são cobradas na prova de desenvolvedores. (PSD)

16. Clean Coder. Robert Martin

Este é para a linha de formação de desenvolvedores, mas recomendo para Agile coaches e Scrum Masters que não tenham experiência em lidar com desenvolvedores. O subtítulo deste é "Um código de conduta para programadores profissionais", e é exatamente o que este livro é. (PSD)

19. Lean Startup. Eric Ries

Leitura fundamental para líderes e POs. Introduz o pensamento Lean, base para muito do que foi escrito nos demais livros que citei aqui. (PSPO, PSU, PAL)

Por fim, mas não menos importante, recomendo muito a linha de livros da Scrum.org, que listo abaixo. Foram fundamentais (os dois primeiros que já li) para a minha preparação para as provas PSM-3 e PSPO-3. Teriam ajudado muito se eu os tivesse lido antes para as provas PSM-2 e PSPO-2.

18. Mastering Profesional Scrum. Stephanie Ockerman & Simon Reindl

Uma das melhores leituras sobre o Scrum Master. Leia. (PSM)

19. The Professional Scrum Product Owner. Don McGreal & Ralph Jocham

Considero a melhor e mais completa obra sobre o papel do PO. Muitas práticas complementares discutidas e apresentadas em detalhes, em especial, Impact Map, Roadmaps, User Stories, etc. Leia. (PSPO).

20. Zombie Scrum Survival Guide. Christiaan Verwijs, Johannes Schartau & Barry Overeem

Um livro que trata profundamente das disfunções do Scrum, em especial o Scrum mecânico, também chamado de Zumbi. Este confesso que ainda não concluí a leitura, mas sem dúvida, estou muito encantado com a abordagem. Acredito que seja a única publicação disponível com esta abordagem. (PSM, PAL).

21. The Professional Scrum Team. Peter Götz

Recebi este há poucos dias, e ainda não comecei a leitura. Aborda temas fundamentais para times Scrum em processo de amadurecimento. (PSM, PAL)

Disclaimer 2: alguns destes livros não estão disponíveis no Brasil. Entretanto, estão todos disponíveis no Kindle e alguns em múltiplos idiomas.

Esta foi minha lista de livros recomendados. Evidente que são todas ótimas leituras, alguns mais focados em um determinado tema, outros menos. Explore as leituras na medida da sua necessidade e metas. Os 3 primeiros itens da lista são leituras fundamentais, recomendo para todos as linhas de estudo. Os livros do Robert Martin são técnicos, mais focados para o pessoal de desenvolvimento. Se você tiver que escolher, leia os 3 primeiros e os livros da série Professional Scrum, no caso, os últimos 4 da lista. Se sua meta é se tornar um Scrum Master, não deixe de ler o livro da Lyssa Adkins.

Sucesso na jornada e boas leituras!

Conheça mais do meu trabalho no meu site pessoal neste link: https://www.tiagoluz.com.

Software developer since 1999, Agilist, entrepreneur and passionate musician. Having fun challenging my limits. Scrum enthusiast. https://www.tiagoluz.com

Software developer since 1999, Agilist, entrepreneur and passionate musician. Having fun challenging my limits. Scrum enthusiast. https://www.tiagoluz.com